quinta-feira, 24 de agosto de 2017

CONECTADOS 2.0

Instituição de ensino: Colégio Estadual Unidade Pólo – Ensino Fundamental, Médio e Profissional
Endereço: Avenida Dona Sophia Rasgulaeff, 885 – Jardim Alvorada
Município: Maringá – Pr
O Colégio conta com 1162 alunos matriculados, sendo 23 turmas no período da manhã (divididos entre Ensino Fundamental e Médio); 17 turmas no período da tarde; 5 turmas no período da noite (divididas entre Ensino Médio e Profissionalizante); 2 turmas de apoio e duas turmas de sala de recursos.
Comunidade: A escola atende a oito bairros, com condições socioeconômicas onde os números apontam para famílias que moram em casa alugada ou própria, com renda familiar entre dois e quatro salários mínimos. Uma parte dos alunos, aproximadamente 50%, mora próximo à escola, enquanto 28% dependem de ônibus e 22% de condução própria. Neste perfil é importante destacar os alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Família, que totalizam 190 alunos. Portanto, outra característica de nossa realidade escolar é que 16% das famílias estão no Programa Bolsa Família, destinados a famílias de baixa renda.
Com relação à escola com as TDICs, foram desenvolvidas algumas atividades, tais como: cursos de formação Paraná Digital; Projeto PDE voltado à imagem na disciplina de Arte; Cinematografando, imagem e som, etc.
Em relação ao PPP e aos recursos materiais, a instituição possui 25 TV multifuncional (pendrive), 72 computadores, 3notebooks, 4 impressoras multifuncional, 6 impressoras laser, 1 retroprojetor, 1 datashow, 1 caixa de som com entrada de pendrive e microfone, 2 linhas telefônicas. Esses materiais são usados para atender as necessidades do colégio no que se refere ao processo ensino e aprendizagem. Como por exemplo, podemos citar as TVs multifuncionais que se encontram nas salas de aula para o uso do professor que procura trabalhar os conteúdos de forma diferenciada, apoiando-se em materiais de multimídia. Outro exemplo é o laboratório “Paraná Digital” cujo espaço é utilizado por professores e também no processo de formação deles.
Em nossa escola, a maioria dos educadores e dos educandos possuem aparelhos (smartphone, tablet, notebook, etc) e utilizam as tecnologias em seu cotidiano, principalmente, para uso pessoal. Por isso, o Regimento Escolar traz que o uso desses aparelhos só podem ser usados para fins pedagógicos. A gestão da escola incentiva a formação continuada para uso das TDICs.

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